Aproximadamente 10 quilos de drogas foram apreendidos durante operação do Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (SEREP) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.
A operação foi realizada nos dias 25 e 28 de março, junto ao Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios.
Após realizar procedimentos de análise de risco aduaneiro, o SEREP identificou encomendas saindo de Manaus com suspeitas de presença de drogas.
Por conta dos indícios a Equipe K9 da Receita Federal (RF) em Manaus foi acionada e com a atuação dos agentes caninos Odin e Deco a suspeita foi confirmada.
No dia 25, a RF submeteu encomenda contendo peças em aço para máquinas pesadas à inspeção no raio-x, entretanto as imagens não foram conclusivas para confirmar a presença de drogas.
Diante da incerteza o SEREP utilizou as Equipes de cães farejadores com os agentes caninos Odin e Deco e ambos indicaram positivamente a existência de drogas na encomenda.
A peças em aço para tratores foi levada à empresa especializada para que fosse examinada e submetida a procedimentos de abertura para verificação de seu interior.
Ao perfurar as peças se constatou a presença de um pó branco, que submetido a narcoteste confirmou ser Cloridrato de Cocaína.
A encomenda tinha origem em Pacaraíma/Roraima e destino Lisboa/Portugal e a droga encontrada pesou 7,233 kg.