Abel Braga dá volta por cima, fatura título pelo Fluminense e dá troco no Flamengo após ser duramente criticado
Dez anos depois, Abel Braga voltou a levantar troféu pelo Fluminense, semanas depois de decepções na temporada
Campeão Carioca em cima do Flamengo, o Fluminense voltou a faturar o Estadual após dez anos após a última conquista. E a coincidência dos títulos se chama por Abel Braga, comandante da equipe em 2012 e 2022.
Ídolo da torcida tricolor, o experiente treinador deu uma volta por cima na carreira após sofrer diversas críticas aos últimos trabalhos que fez no país, com exceção ao vice-campeonato do Brasileirão com o Internacional na edição de 2020 do nacional.
O retorno de Abel a uma conquista acabou diante justamente do clube que mais o fez sofrer nos últimos anos com cobranças: o Flamengo.
No Rubro-Negro, ele recebeu um estrelado time nas mãos, mas, mesmo classificado na fase de grupos da Conmebol Libertadores, era duramente criticado pelo desempenho e por não aproveitar jogadores como Arrascaeta de início. Pouco depois, mesmo nas oitavas da Libertadores e com a classificação às quartas de final da Copa do Brasil encaminhada, Abel ficou muito magoado com os rumores de uma negociação do Flamengo com Jorge Jesus e pediu demissão.
Depois do Flamengo, dirigiu Vasco e Cruzeiro em momentos de tensão, já que ambos acabaram rebaixados à segunda divisão após 2019. O retorno de Abel Braga foi no Inter, local que, assim como o Fluminense, conhece bem e é idolatrado. Bateu na trave no Brasileirão de 2020, mas precisava de um caneco. E esse veio no Fluminense.
Além de voltar a colocar mais um troféu na galeria das Laranjeiras, o comandante amenizou o clima após a eliminação precoce na Conmebol Libertadores diante do Olimpia.
Abel Braga foi duramente criticado por conta da trágica derrota para o time paraguaio nos pênaltis. O Fluminense fez todo o planejamento visando a competição internacional e esperava voos maiores, mas não foi possível.
Com a pressão imediata, marcada por cobrança forte no aeroporto, a permanência do comandante chegou a ser questionada. Mas Abel, como revelou após o primeiro jogo da final, descartou qualquer chance de entregar o cargo. M