A escola de samba Vitória Régia ficou em segundo lugar, seguida pela Andanças de Ciganos em terceiro_
Após 17 anos, a Grande Família voltou a conquistar o troféu de campeã do Carnaval de Manaus. A escola conquistou o primeiro lugar com 269,4 pontos, em apuração que aconteceu nesta segunda-feira (16/02), no Sambódromo de Manaus.
O secretário de Cultura, Caio André, destacou o sucesso dos desfiles e o envolvimento popular durante os dias de festa.
“Eu estou muito feliz com tudo o que aconteceu esses dias na avenida. Mostra que o povo amazonense continua e sempre será apaixonado pelo carnaval, pelas suas escolas de samba e pela nossa cultura. As escolas de samba fizeram algo grandioso, histórico. Isso engrandece muito a nossa cultura”, afirmou.
Em 2026, a gigante da zona leste levou para a passarela do samba o enredo “Maracanaú: o Galo Faceiro e o Chamado de São João”. A escola mostrou o São João do Nordeste brasileiro, transformando o Sambódromo de Manaus em uma festa junina.
O vice-presidente da escola, Jorge Granjeiro, celebrou a conquista e ressaltou o esforço coletivo da agremiação: “Estamos aqui e vamos comemorar, porque a gente precisa desse momento. Foi muita gente colocando obstáculos, mas conseguimos colocar essa escola na avenida e ser campeões neste carnaval. A diferença da Grande Família foi a emoção. Vamos comemorar esse título e dedicamos à toda a comunidade que fez as nossas fantasias. Nos últimos dias estavam tristes, para baixo, mas não desistiram”, declarou.
*Completando o pódio*
A segunda colocação ficou para a escola Vitória Régia, que somou 269,2 pontos. A verde e rosa apresentou o enredo “O filho da ilha que encanta o Amazonas”, que contou a história de um menino sonhador do município de Parintins.
O presidente Aluizio Junior destacou o esforço da equipe e o crescimento da agremiação. “A escola estava com muita dificuldade. Nós reconstruímos a escola e fizemos o carnaval em pouco mais de 100 dias da forma que vocês viram. Agora vamos melhorar os erros, consertar o que for preciso e elevar cada vez mais o nível do carnaval. Elevamos o nível com alegorias de ponta. Estamos em paz com o resultado. Foi uma grande conquista para a gente”, afirmou.
Contando o meio século de existência, a Andanças de Ciganos conseguiu conquistar o terceiro lugar, com 268,5 pontos. A escola levou para a avenida o enredo “Os ciganos contam suas andanças: 50 anos de história”, celebrando o jubileu da escola e a imigração cigana.
O presidente Vilson Benayon agradeceu o apoio institucional e celebrou o resultado: “Fui surpreendido com um carnaval muito bonito. Foi um ano de superação, muito trabalho e muita luta. Agradeço à minha família e digo que ano que vem vamos buscar o título”, disse.
*Colocação*
1º Lugar: GRCES A Grande Família – 269,4 pontos
2º Lugar: GRES Vitória Régia – 269,2 pontos
3º Lugar: GSRES Andanças de Ciganos – 268,5 pontos
4º Lugar: GRES Reino Unido da Liberdade – 268,5 pontos
5º Lugar: GRES Mocidade Independente de Aparecida – 267 pontos
6º Lugar: GRES Vila da Barra – 266,3 pontos
7º Lugar: GRES Unidos do Alvorada – 266,2 pontos
8º Lugar: GRCES Presidente Vargas – 266,1 pontos
*FOTOS:* Gabi Vitim / Secretaria de Cultura e Economia Criativa













